Chamar o Brasil de "país continental" é uma frase feita, mas indiscutivelmente verdadeira. São milhões de habitantes descendentes das mais variadas culturas, com comidas, costumes e gírias diferentes e algumas vezes deliciosamente estranhas.
Mas às vezes podem gerar situações constrangedoras.
Um amigo do Paiva, por exemplo, já ficou incomodado com a profusão de "paçoca" nos cardápios dos restaurantes de Fortaleza/CE - demorou para descobrir que não tinha nada a ver com o doce de amendoim, mas sim com um tipo de farofa salgada - e envergonhado com o "Pica Lo Macho" dos cardápios de Corumbá/MS.
Outro amigo, entretanto, não teve tanta sorte quando visitou as Serras Gaúchas pela primeira vez. Como era de praxe, queria levar uns presentinhos para a família, algumas lembrancinhas típicas da região, algo simbólico e barato ao mesmo tempo.
A solução parecia ter caído do céu num restaurante em que o sujeito parou para almoçar. Circulando entre panelas de ferro e outros utensílios pendurados como parte da decoração, eis que surge uma porta com uma placa reveladora: prendas.
Ora, no interior de São Paulo a palavra tem um significado:
Ora, no interior de São Paulo a palavra tem um significado:
Brinde distribuído aos vencedores de brincadeiras em festas
Ou seja, um bibelô, uma coisinha barata, exatamente o que o cara precisava.
Foi direto rumo à meta, abriu a porta da salinha e descobriu o outro significado da palavra:
Mulher ou moça natural do estado do Rio Grande do Sul
Não foi nada agradável entrar no banheiro feminino e ainda ter que explicar a ignorância do caipira paulista para as prendas presentes e para os seguranças do local.
Esse amigo do Paiva é uma piada kkkkkkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluir