República de adolescentes é um ambiente totalmente indescritível, principalmente para quem nunca viveu em uma, e com os amigos do Paiva não podia ser diferente. Os três rapazes nunca tinham morado sozinhos, nem feito qualquer coisa que prestasse nas suas respectivas casas, a não ser estudar e usufruir do conforto do lar do papai e da mamãe. E foram tão bons nisso que passaram no vestibular e tiveram que morar fora: sucesso na faculdade e desastre na administração do apartamento.
Dormir era fácil, afinal os coxões eram novos - e as colunas cervicais também. Escolher uma roupa também não era difícil, porque ninguém se preocupava com os amassados.
Passar uma vassoura na sala era mais complicado, mas ninguém se importava com a poeira.
Cozinhar era uma missão quase impossível, tanto pela falta de conhecimento como pela falta de vontade, mas principalmente pela falta de panelas limpas.
Mas nada se comparava, em questão de horror, com a situação do banheiro da república, depois de apenas duas semanas - e nenhuma limpeza. O lixo era trocado (quase) diariamente; e só. E eis que o chuveiro parou de funcionar. Provavelmente entrou em greve por causa da sujeira, ou teve um curto em função dos gases acumulados.
Como ainda era começo de ano - verão, outono - a água quente não fazia falta e a molecada se virava com água fria mesmo, até porque quanto mais rápido fosse o banho, menos tempo eles passavam dentro do banheiro prestes a ser interditado pela vigilância sanitária. E ninguém sabia trocar chuveiro, é claro.
Eis que, depois de uns 10 dias tomando banho gelado, o pai de um dos guris resolveu salvar o filho e os amigos e levou um chuveiro novo. Parecia um presente de Papai Noel, a garotada toda ansiosa para voltar a tomar banho quente e até interessada em aprender a trocar o chuveiro, afinal podia voltar a acontecer em pleno inverno.
E a primeira coisa que o pai fez, com toda a sua experiência, foi procurar a caixa de disjuntores, para desligar o circuito do chuveiro e poder fazer a troca com segurança. Eis que os disjuntores estavam desarmados!!! Foi só armá-los e a água voltou a sair quentinha.
Difícil saber quem ficou com a cara mais esquisita: se o pai que perdeu a viagem e descobriu que seu filho e os colegas dele eram uns bobões ou os garotos que ficaram 1 mês tomando banho gelado por burrice - e continuaram sem saber trocar chuveiro!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário