O Paiva está fazendo um curso de fotografia bem bacana. Aprendeu coisas interessantes como fotometria, ISO, diafragma, obturador, light painting e diversas dicas sobre composição, regra dos terços, ponto de ouro e assim por diante. Ainda não aprendeu a fotografar nada, mas está tentando com dedicação.
Ontem a aula foi sobre Pin Hole e revelação. O Paiva produziu a sua própria câmera fotográfica, usando lata de Nescau, latinha de alumínio, tesoura, agulha, lixa, papel preto e fita isolante. O professor comprou papel fotográfico e os químicos necessários para a revelação e a fixação da imagem, que foi produzida em preto e branco.
O modelo foi o próprio Paiva, que teve que ficar imóvel durante vários segundos, fazendo pose olhando para uma lata, enquanto outras 10 pessoas ajudavam a operar a câmera/lata, controlar o tempo, etc, etc...
Depois, laboratório de revelação, expectativa, curiosidade e o resultado, bastante positivo para a primeira tentativa, lembrando que foi uma fotografia produzida de maneira totalmente artesanal:
Aula finalizada, alegria com o resultado, o Paiva voltou para casa. Feliz e saltitante, mostrou a obra de arte para o afilhado Mateus (5 anos), que já frequentou estas páginas em outras oportunidades, que olhou atentamente para a foto, devolveu para o padrinho e foi preciso na análise:
FICOU BOM. AGORA PRECISA PINTAR !!!!